
XVIº Ciclo do CenáculOeste
Entre 7 e 8 de março decorreu na Escola de Sargentos do Exército das Caldas da Rainha o XVIº Ciclo do CenáculOeste.
O nome “Cenáculo” é o termo usado para o local onde decorreu a Última Ceia remetendo para o simbolismo da partilha que aconteceu entre Jesus e os Seus Apóstolos. Também é o termo usado para identificar o Fórum da IVª secção onde todos os Caminheiros, Companheiros e Aeronautas têm a oportunidade de aprender, escutar e partilhar testemunhos acerca de diversos temas da atualidade. É o espaço onde vivem, partilham e avançam sem medos para alcançar os seus objetivos pessoais, de Clã e Núcleo.
Esta atividade divide-se em Encontros Locais (Núcleos ou Regiões) e em Encontros Nacionais (apenas participam os representantes dos Ciclos Locais), em que todos os representantes e respetivas Equipas Projeto trabalham para um objetivo: dar as ferramentas e partilhar as informações necessárias aos participantes para que estes possam dar mais de si e ser voz ativa na sociedade onde se inserem.
Este ano vivemos o XVIº Ciclo do CenáculOeste na Escola de Sargentos do Exército das Caldas da Rainha. Quisemos ser mais ambiciosos, mais inspiradores e sobretudo “ser mais” por todos aqueles que nos motivaram a chegar onde estamos. Vivemos o Imaginário baseado nos Monstros e Companhia para mostrar que devemos ultrapassar o medo do desconhecido para enfrentarmos novos desafios e alcançar os nossos sonhos.
Como tal, fomos em busca, no início do ano escutista, de temas que a IVª secção do Núcleo quisesse aprofundar e conhecer melhor. Não precisavam de ser temas totalmente desconhecidos mas sim aqueles que, por falta de informação/motivação, impedissem os Caminheiros e Companheiros de avançar e atingir aquilo a que se propõem no seu Projeto Pessoal de Vida.
Assim, tendo em conta os temas sugeridos, os plenários principais envolveram os seguintes temas: Depois da Partida; Realização de atividades ambiciosas; O Papel do Caminheiro/Companheiro/Aeronauta na religião. As oficinas englobaram temas mais variados, tais como: Inclusão no Escutismo; CUPAV; Regulamento do CNE; Escutismo pelo Mundo; e uma Oficina de Tai Chi.
Para além dos plenários e oficinas, no Espaço Aproveita (a cidade dos monstros) o Caminheiro/Companheiro tinha a oportunidade de descobrir e investir em mais ferramentas que considerasse importantes para o seu percurso. Tinha à sua disposição a Futurália (onde podia descobrir projetos e atividades para construir o seu próprio caminho), o Cinema (onde podia observar fotos e vídeos das pegadas realizadas até a atividade), os Correios (onde podia deixar mensagens a qualquer participante, membro da EP, membro da Equipa do Staff ou Chefe Observador), o Metro (onde podia seguir a linha verde da sustentabilidade, a linha amarela da cidadania, a linha roxa do voluntariado e a linha azul da cultura) e a Esplanada (um espaço de convívio, com vários jogos para realizar durante a atividade).
Como um grande senhor um dia nos ensinou: “Deixai o mundo um pouco melhor do que o encontraste”, a Equipa Projecto do XVIº Ciclo do CenáculOeste quis tornar esta atividade um pouco mais sustentável: as nossas lembranças e decorações foram todas feitas através de materiais que cada membro da EP tinha em casa e que iam acabar no lixo dando uma nova vida aos mesmos (tais como as caixas de correio presentes no Espaço Aproveita); os nossos pontos de reciclagem foram criados a partir de caixas de fruta e no mesmo molde criámos os nossos cinzeiros através de baldes de tinta vazios; previamente à atividade, tínhamos contactos a quem recorrer caso houvesse sobras de alimentação, evitando o desperdício; a maior parte das alimentação da atividade foi comprada/patrocinada a/por negócios locais;, e também investimos na redução de papel através da utilização de guardanapos de pano que oferecemos aos participantes (como uma lembrança que podem levar para qualquer atividade).
Por fim e não menos importante, foi uma atividade muito rica, em que o grande clã do Oeste teve oportunidade de partilhar, ouvir e crescer em conjunto, o que se espelhou na Carta de Clã do Oeste desenvolvida. Tornámo-nos, juntamente com a Boo, o Mike, o Sully e todos os outros monstros, pessoas melhores, mais informadas e conscientes, prontas para abrir a porta, enfrentar o desconhecido e dizer sim a novas aventuras. Em conjunto, abrimos mais um pouco do caminho, rumo ao Homem Novo.
Vive, Partilha Y Avança!
EP do XVIº Ciclo do CenáculOeste



