
Viver ao jeito de Maria!
Maria, Mãe dos Escutas.
Iniciamos este triénio com um desafio bastante exigente: viver, amar e servir. Viver ao jeito de Maria; Amar como Inácio de Loyola e Servir tal como faz a Rainha e Santa Isabel de Portugal.
Cada ano terá uma figura, acompanhada por um símbolo e uma música específicos.
Neste ano que agora damos início, por motivo do Centenário das Aparições de Fátima, devemos procurar inspiração na mensagem que Maria, Nossa Senhora de Fátima e mãe dos Escutas, confiou aos três pastorinhos. Esta proposta reforçará que a mensagem de Fátima “inspira a Igreja a encontrar e aprofundar os traços do seu rosto mariano” e “alimenta o compromisso profético com o mundo presente face às injustiças e a todos os fenómenos de exclusão (…) promovendo e defendendo a paz entre os povos”, desafios colocados pelos Bispos de Portugal.
Comprometendo-nos a viver segundo o Evangelho, a palavra-chave “viver” significará conhecimento de Jesus, aos outros e a nós próprios, vivendo sempre com Maria e com o legado que nos deixou.
A bolota que cai à terra e de onde nasce uma nova árvore, é o símbolo que lhe é associado – representa a vivência da nossa caminhada escutista, enaltecendo a força da semente ao desabrochar em diferentes condições, e apela-nos a semear com generosidade e sem pressa de colher os frutos.
Desafiando-nos a entregar o nosso quotidiano nas mãos de Maria para que os nossos esforços procurem um sentido, “Consagração a Nossa Senhora” é o cântico proposto para este ano.
Caminhando com(o) Maria, deixemo-nos, então, convidar a viver de forma especial este Ano Escutista!
Departamento de Comunicação & Imagem do Núcleo do Oeste