
“Oeste em Casa”
Nestes tempos desafiantes decidimos fazer #EscutismoEmCasa!
A forma como cada um de nós lida com o isolamento bem como o ambiente em que nos encontramos tem influência em nós: na forma como nos vemos e como interagimos com os que nos rodeiam.
Os escuteiros, embora possam estar mais preparados para adversidades, não são diferentes dos outros. Se alguns estão com muito tempo livre, outros estão sobrecarregados de atividades escolares e profissionais.
Por isso, a EP decidiu proporcionar algo aos Caminheiros e Companheiros do Oeste (e outros tantos que se queiram juntar a nós) que fosse uma distração de tudo o que se está a passar, nem que seja por uns minutos.
A primeira semana, foi a mais preenchida. Diariamente, tivemos mini eventos: desde uma aula de danças de salão com o Tomás Serra (1188 Milharado), um showcooking em que aprendemos a fazer os folhados do Cenáculo, um treino com o Pedro Nazaré (122 Torres Vedras), uma talk sobre o Gap Year com o Tiago Franco, alguns cantores para nos animar o dia – Tobias Franco (1188 Milharado), Beatriz Gonçalves, Catarina Lavadinho (869 São Martinho do Porto), Sofia Gomes (983 São Pedro da Cadeira) e Jacinta Madaleno – e a dinâmica da “Caixinha de Fósforos” dinamizada pela EP. Tentámos que os convidados fossem ou tivessem sido escuteiros no Oeste, para mostrar o talento que existe aqui tão pertinho, neste grande Núcleo.
Como o feedback foi incrível e, também a convite da JNO, decidimos continuar! Dia 16 tivemos a nossa primeira conversa via Zoom, sobre as Férias de CampOeste. A adesão foi muito boa e a participação ainda melhor. Conhecemos um pouco mais sobre esta atividade e ouvimos o testemunho de participantes em edições anteriores.
Após esta conversa, acreditamos que a vontade de participar cresceu dentro de todos. Ao mesmo tempo, temos tido os diretos no instagram – dia 21 deu para cantar e rir com o Ricardo Maria, dia 23 vamos aprender a cozinhar receitas de outro país (não vos podemos contar já, estraga a surpresa) e dia 30 vamos ter a próxima conversa, com bastante potencial e muito útil para todos os Caminheiros e Companheiros e para os Chefes da IVª Secção.
O nosso principal objetivo é mostrar a todos que mesmo nesta época continuamos a poder desenvolver os nossos percursos, a preparar projetos/atividades para quando voltarmos a campo. A vida mostrou-nos que precisamos de parar e nós, enquanto EP do CenáculOeste, quisemos mostrar que é possível aproveitar este tempo de forma equilibrada e que devemos continuar a alimentar o Movimento a partir de casa.
Vamos anunciando os nossos eventos no Facebook e no Instagram do CenáculOeste, estejam atentos!
Vive, Partilha Y Avança,
EP do XVIº Ciclo do CenáculOeste
