Fundo Social do Oeste
É um serviço de ação social do Núcleo do Oeste, instituido pela Junta de Núcleo do Oeste.
Apoiar aqueles que se encontrem em situação de carência económica e que o mesmo impeça a participação plena na vivência escutista do Núcleo do Oeste.
a) Permitir a todos o acesso a atividades e programas escutistas, de todos os níveis;
b) Aquisição de uniforme escutista;
c) Pagamento de censos;
d) Cooperar e aprofundar a ação social da Igreja;
e) Excecionalmente, e sem pôr em causa o mencionado na alínea a), o FSO poderá contemplar outras situações graves de cariz social.
Os beneficiários do FSO são, fundamentalmente os seguintes:
a. Qualquer escuteiro do Núcleo do Oeste;
b. Numa perspetiva de verdadeira fraternidade, qualquer escuteiro do CNE – Escutismo Católico Português, devidamente identificado pela Junta Regional e respetiva Junta Central, desde que seja uma situação de urgência extrema.
A base financeira do FSO é assegurada pela dotação de um euro (1 €) por cada escuteiro no ativo do Núcleo do Oeste, receita resultante da quota de Núcleo.
Através do preenchimento da ficha de recolha de dados para avaliar a situação em bit.ly/FundoSocialOeste
Os pedidos de ajuda financeira são apresentados pelos interessados ou por algum dirigente do Núcleo do Oeste.
A validação de cada caso apresentado é feita pelo Agrupamento e tem de acompanhar um parecer do Chefe de Agrupamento e do Assistente de Agrupamento, responsabilizando-se pela veracidade das informações apresentadas.
Os pedidos devem ser apresentados com antecedência minima de sessenta dias sob o motivo para o qual é solicitado o apoio.
Tem a JNO trinta dias para apresentar a decisão, com a indicação dos números correspondentes a cada caso, respetivos montantes propostos para financiamento e condições do mesmo.
Claro que sim! Podes fazer o teu para o 0033.0000.4530.9106.7220.5 indicando que é um “Donativo para o FSO”.