
Férias de CampOeste
Umas Férias diferentes! “A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano” foi o mote com que este ano, um grupo de Caminheiros voluntários decidiu mudar a vida de alguns jovens! Mas comecemos pelo início…
O que são afinal as Férias de Campo? É um projeto que nasceu e cresceu na região de Portalegre e Castelo Branco (PCB), com a objetivo de dar a oportunidade aos Caminheiros de fazer mais do que um “servicinho”. Esse serviço era especial: construir uma atividade de raiz para crianças/jovens institucionalizados, para que durante 3 dias eles se esquecessem dos problemas que a vida lhes reservou, e assim pudessem ver que existem “outros” caminhos para a felicidade.
Alguns Escuteiros do Oeste participaram nessas Férias de Campo e ouviam o chefe Pyetra sempre a referir a mesma coisa: “Caminheiros existem em todo o lado. Instituições existem em todo o lado. Miúdos existem em todo o lado. Espero que um dia o projeto se expanda para as vossas Regiões e Núcleos.”
Depois deste apelo, o Dirigente Diogo Santos do Agrupamento 647 S. Mamede da Ventosa e a Candidata a Dirigente Daniela Gonçalves do Agrupamento 869 S. Martinho do Porto decidiram tornar o sonho realidade na nossa zona. Convidaram um grupo de Caminheiros e Companheiros do Oeste e das Regiões de Leiria e do Algarve que arrancaram com este projeto. Foi feita uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha, com o Centro Escutista do Oeste (CEO) e com a Junta de Núcleo do Oeste (JNO) … e a partir daí foi por as mãos à obra!
As Férias de CampOeste decorreram de 4 a 9 de setembro no CEO, e toda a atividade foi preparada pelos Caminheiros e Companheiros envolvidos, desde o imaginário à logística. No dia da chegada dos jovens, tanto os miúdos como os graúdos quebraram automaticamente o gelo sendo amor à primeira vista. As atividades sucederam-se a um ritmo vertiginoso: ateliers de criação de um lenço, de culinária, de máscaras do imaginário (O Livro da Selva), montagem de tendas, visualização do filme, raid, atividades náuticas e de praia, canoagem, festa, jogos tradicionais, atividades radicais e acima de tudo … momentos capazes de proporcionar dias inesquecíveis aos jovens participantes, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos.
Mas chegou o momento da despedida … entre abraços, assinaturas no lenço e muito mais, era visível que se tinha criado um laço importante entre os jovens institucionalizados e os Escuteiros voluntários que, com toda certeza, fizeram diferença na vida de ambos.
Durante esta atividade foi proposto aos Caminheiros e Companheiros viverem os 5 sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) em busca daquele que é o verdadeiro sentido. Depois da despedida, e numa avaliação feita junto ao mar, foi revelado aquele que é o verdadeiro Sentido que Cristo pede aos Caminheiros: um Serviço de amor total e entrega aos outros.
Uma certeza ficou entre todos: no próximo ano haverá mais “Férias de CampOeste”!
Daniela Gonçalves – Agr. 869 S. Martinho do Porto


