Manobra de Cordas

Curso de Manobra de Cordas

Nos passados dias 28, 29 e 30 de outubro realizou-se o Curso de Manobras de Cordas – Iniciação para Caminheiros, Candidatos a Dirigente, Dirigentes do Núcleo do Oeste e membros do Staff do CEO interessados.

A formação foi ministrada pela Escola Portuguesa de Salvamento (EPS), certificando o curso que é reconhecido internacionalmente, pelo que todos os membros ficarão registados numa base europeia.

Inicialmente, foi feita uma introdução às manobras de cordas e aos programas de multiatividades em animação desportiva, avançando de seguida para módulos mais técnicos: noção de força e resistência dos equipamentos para este tipo de atividades, nós fundamentais, ancoragens e sistemas de amarração, segurança nas atividades de rapel e escalada em molinete e sistemas para tensionar cordas. Num último momento, todos os Formandos foram desafiados a fazer uma montagem de aparelhos com cordas: rapel, slide, escalada e tirolesa, com as consciência da segurança e risco nos programas com manobras de cordas.

Com as melhorias necessárias à certificação da parede de escalada e slide do CEO que foram efetuadas e a carência de monitores certificados oficialmente que os habilitasse a fazer segurança em atividades radicais como as que estão ao dispor, investiu-se nesta formação de maneira a potencializar e otimizar mais o Centro Escutista do Oeste. A partir de agora, sempre que os Escuteiros em campo desejarem praticar atividades radicais, será possível! Com a certeza de que “se tivermos o hábito de fazer as coisas com alegria, raramente encontraremos situações difíceis”, a formação foi concluída com sucesso por todos.

Uma vez certificados, os Escuteiros presentes, em nome do Corpo Nacional de Escutas, foram convidados a participar no 4th SAR DAY – Exercise realizado nos dias 19 e 20 de novembro em Peniche, com a responsabilidade do acampamento do evento (coordenação da alimentação, entradas e saídas, apoio às equipas de resgate, etc.).

No final, foi atribuído um diploma de participação à Junta de Núcleo do Oeste por toda a colaboração e disponibilidade em colaborar na iniciativa.

Daniela Gonçalves – Agr. 869 S. Martinho do Porto